quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Escola Resgata Valores por meio de Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR


TEMA: Resgatando Valores Humanos na Escola

PÚBLICO ALVO: Professores e Alunos

DURAÇÃO: 5 MESES

JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. Isto posto e diante do atual quadro de violência que enfrenta nossa escola percebemos a necessidade de se trabalhar com Valores Humanos com nossos alunos, para tanto surgiu a idéia do Projeto Vivenciando Valores na Escola. Acreditamos que por meio de ações concretas que estimulem a PAZ, a NÃO VIOLÊNCIA, a VERDADE, a AÇÃO CORRETA e o AMOR poderemos ajudar este aluno a se tornar um cidadão mais dignos, com ações mais consistentes na nossa sociedade.

OBJETIVOS
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

CONTEÚDO:
Valores humanos: amor, verdade, ação correta, paz, não violência.

OPERACIONALIZAÇÃO
O projeto será desenvolvido 5 meses, sendo que cada valor humano será trabalhado no mês. Cada professor deverá elaborar de acordo com sua disciplina um projeto próprio que envolva atividades dinâmicas e concretas sobre valores.
Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões).
Seguir o cronograma:
Oficinas;
Palestras;
Para que tenhamos a possibilidade de refletir sentimentos e comportamentos humanos, de um modo mais profundo, mapeamos o cronograma que segue abaixo. O cronograma é bastante flexível, pois construir cada "valor" em nosso interior é um "ir e vir" constante de reflexões, é discutir notícias e reportagens atuais, é falar sobre a vida, sobre a nossa vida!
Junho - PAZ
Julho - NÃO VIOLÊNCIA
Agosto - AÇÃO CORRETA
Setembro – VERDADE
Novembro - AMOR
A discussão desses valores não se sustenta apenas nas ações dos homens com os homens, mas nas ações dos homens também com o meio. No ano 2009, a Campanha da Fraternidade tem como TEMA: Fraternidade E Segurança Pública e como LEMA: “A Paz é Fruto da Justiça”, a PAZ deve ser abordada em todos os meses, assim como a preservação do meio ambiente. Em sintonia com o mundo, caminhamos em busca de dias melhores!

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita continuamente, mediante participação e desempenho dos participantes projetos.

Bibliografia de apoio
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
Coleção Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.
Coleção Se Ligue em Você, de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida & Consciência.
O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro. São Paulo, FTD.

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