segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Emoções Inclusivas

Fotos: Josselene Marques
Clique na imagem para ampliá-la.


Experiência Inesquecível!


Hoje vivi uma experiência inesquecível e que me fez acreditar ainda mais que a inclusão é o caminho certo.

Estava na Sala dos Professores com a Profª. de Língua Portuguesa Solange Rocha discutindo sobre a Gincana Bíblica que a mesma pretende organizar. De repente, entra Josselene Marques, nossa professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), me pede um minuto de atenção e nos convida a acompanhá-la.

Ao chegar à Sala de AEE, me deparo com uma cena inesquecível: o aluno F.N.D (PS) dando uma aula sobre as cores ao aluno S.I.C (DF).
A comunicação era perfeita entre eles. Na medida em que F.N.D manuseava os lápis de cor, perguntando as cores, S.I.C respondia prontamente. Uma interação única. Eles se entendiam sem precisar de grandes estudos, técnicas inusitadas. Usavam a vivência para dialogarem e juntos construirem o conhecimento.

A profª. Solange Rocha e eu ficamos, assim, extasiadas com o momento, enquanto a profª. Josselene Marques admirava a cena toda orgulhosa. Parabenizo e exponho aqui minha admiração pela dedicação da Profª. Josselene Marques.

Portanto, percebemos que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional especial de alunos com deficiências e condutas típicas. Não há práticas de ensino específicas para a inclusão, mas recursos que podem auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem. E que, portanto, devemos considerar as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno e explorar sua capacidade de aprender.

Jaciara Gomes
Profª. da Sala de Atendimento Educacional Especializado




LEIA TAMBÉM EM http://www.jmmfselene.blogspot.com/ O POST "EXPERIÊNCIA INCLUSIVA" DA PROFª ESPECIALISTA JOSSELENE MARQUES.

5 comentários:

Escola Municipal Senador Duarte Filho disse...

Olá, Jaciara!
Realmente, foi uma cena emocionante. Obrigada por suas palavras. Saiba que a admiração é recíproca. Modéstia à parte, formamos uma bela dupla!
Abração, amiga!

Anônimo disse...

Olá, Josselene!

Tudo que escrevi foi a mais pura expressão do senti no momento, bem como do que admiro em você. Si formamos uma dupla perfeita, apesar de eu não ser tão perfeita assim...kkkkkkkk

Um forte abraço!

Hebert Regis disse...

Nossa que linda vivência! após a leitura me fez lembrar o saudoso mestre Paulo Freire e minhas memórias me remeteram a uma das etapas de seu método,claro sem nenhuma intensão de relacionar, mas se quiser até pode, vamos ver o que dá, minha intenção é de ilustrar para posterior fundamentar...

ETAPA DE INVESTIGAÇÃO

Esta é a etapa da descoberta do universo vocabular, em que são levantadas palavras e temas geradores relacionados com a vida cotidiana dos alfabetizados e do grupo social a que eles pertencem. Essas palavras geradoras são relacionadas em função da riqueza silábica, do valor fonético e principalmente em função do significado social para o grupo(adoro isso!). Particularmente, em minhas práticas educacionais gosto de associar a palavra com a imagem, para mim tudo é SEMIÓTICA aplicada a realidade.

PARABÉNS as duas que considero seres de luz nessa jornada de vida!

Prof. Hebert Menezes (com todo meu carinho).

Luciano Ricardo disse...

Parabéns pela experiência de sucesso e pelo esforço em fazer a diferença.

muito emocionante mesmo!

Anônimo disse...

Estou muito sensibilizada com tudo que li aqui e desejo que vocês continuem com este trabalho maravilhoso. Vocês estão fazendo a diferença.
Parabéns!
Socorro Rebouças