quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VII Mostra Científica

A participação da escola na VII Mostra Científica do Município de Mossoró, realizada nos dias 24 e 25 de novembro, foi um sucesso.

A escola participou com dois projetos científicos: Influenza A: Conheça e Previna-se e A Quimica no dia-a dia.

O projeto Influenza A: Conheça e Previna-se foi orientado pela Profª. de ciências Zilma Sabino, do turno matutino, e co-orientado pelos professores Hebert Menezes (Ensino da Arte), Gilcinete (Ciências) e Selênia Holanda (Inglês), Joselena (acadêmica do Curso de Biologia da UERN) e Profª Maise (UERN).

O projeto A Quimica no dia-a-dia foi orientado pelo prof. Aldo Firmino e co-orientado por Anderson (acadêmico do Curso de Quimica UERN).

Os alunos arregaçaram as mangas, vestiram a camisa da esola e foram buscar informações.

O projeto Influenza A: Conheça e Previna-se envolveu todos os alunos do turno matutino. Eles estudaram o que é método científico e as etapas do projeto científico; elaboraram questionários, para aplicar com suas famílias, objetivando identificar os grupos de risco da comunidade na qual estão inseridos. Logo após, elaboraram gráficos e fizeram o confronto das conclusões com suas hipóteses.

Terminada essa fase de diagnóstico, os alunos partiram para a fase prática.

Elaboraram cartazes e panfletos explicativos, vídeos educativos, maquetes do vírus H1N1 e de células infectadas.

Umas das fases que eles mais se identificaram foi a confecção do álcool gel. Um processo que eles mesmos pesquisaram e depois fabricaram. Foi uma festa... Álcool rosa, azul, verde... Não se cansavam de inventar e reinventar.

Nos dias da Mostra Científica o estande se destacou, com uma ambientação criada pelo prof. Hebert Menezes e assessorada por Franklin. Os alunos criaram um vaso sanguíneo e convidaram os visitantes a viajar por dentro dele. Foram espalhados alunos simulando vírus e depois leucócitos pelo estande. Uma maquete de uma célula infectada foi colocada no ambiente para o visitante entender o processo de contaminação. Logos após, foi apresentado um vídeo explicativo de como se prevenir da doença.

Fora do estande os alunos explicavam o processo confecção do álcool-gel.

E por último, com auxilio de um banner explicavam todo processo cientifico que envolveu o projeto.

Durante os dois dias foram distribuidos panfletos explicativos.

Alunos com máscaras e luvas distribuíam álcool-gel em saquinhos, bem como faziam a higienização das mãos dos visitantes.


Nenhum comentário: