quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Projeto: Resgatando Valores Humanos na Escola

Mais dia de aula diferente para os alunos do turno matutino. Dando continuidade às atividades do projeto, as Professora Gilcinete (Ensino Religioso) e Elenice (Geografia), juntamente com os alunos do 9º ano A e 8º ano A, turno matutino, respectivamente, realizaram uma aula extra no turno vespertino para elaborar as atividades do projeto.
Com o tema Paz no Mundo, a Professora Gilcinete, juntamente com os alunos do 9º ano A, iniciaram a confecção de cartazes e os ensaios da encenação de uma peça relativa ao tema.

Já os alunos do 8º ano estão trabalhando o tema Paz no Trânsito e começaram a confeccionar maquetes e cartazes sobre o tema.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

1ª Reunião de Pais e Mestres

1ª Reunião de Pais e Mestres








EVENTOS E PROJETOS - 1º SEMESTRE 2009

SEMANA PEDAGÓGICA 2009

A Semana pedagógica é um momento pontual de reflexão e aprimoramento dos profissionais na escola que serve como uma avaliação e planejamento dos diversos momentos que desencadearam o espaço da aprendizagem.

A Semana Pedagógica representa em si momentos de reflexão e de comprometimento com a melhoria do modo de ensinar e de aprender.

Durante a semana pedagógica, da Escola Municipal Senador Duarte Filho, foram desenvolvidas várias atividades que favoreceram novos aprendizados e integração, estimulando toda a equipe pedagógica a uma participação mais atuante.











Reunião do Conselho da Escola

No dia 14 de agosto, reuniram-se na sede da Escola Municipal Senador Duarte Filho os membros do Conselho da Escola e os professores para discutirem como foram as atividades do 1º semestre da escola. Na oportunidade, foram apresentados o desempenho dos alunos no 1º semestre, os projetos realizados e os que estão em andamento e a a maior preocupação da escola no momento: indisciplina que está crescendo na nossa escola. Ficou acordada uma reunião para os pais dos alunos que apresentam número de faltas elevado, baixo desempenho acadêmico e alunos com sérios problemas de indisciplina.

PROJETO: RESGATANDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA

Hoje à tarde, a Professora Solange Rocha, juntamente com os alunos do 8º ano C turno matutino, realizaram uma aula extra para elaborar as atividades do projeto.
Com o tema Paz no Mundo realizaram pesquisas e iniciaram a confecção de um portfólio no qual os alunos vão registrar todas as atividades do projeto.

PROJETO: RESGATANDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA

SUBTEMA: PAZ
TURMAS - PROFESSOR-COORDENADOR - SUB TEMAS DOS PROJETOS

Turma: 6º A – Turno: Matutino
Prof. Herbert Menezes
Tema: Paz na escola

Turma: 6º B – Turno: Matutino
Prof. Damião Gondim
Tema: Paz na sociedade

Turma: 6º C – Turno: Matutino
Prof. Pedro Mendes
Tema: Paz interior

Turma: 6º D – Turno: Matutino
Prof. Aldo Firmino
Tema: Paz na escola/Paz na sociedade

Turma: 6º E – Turno: Matutino
Prof. Carlos Nogueira
Tema: Paz interior/Paz na familia

Turma: 7º A – Turno: Matutino
Profª. Selênia
Tema: Paz na família

Turma: 7º B – Turno: Matutino
Profª. Georgete
Tema: Paz no meio ambiente

Turma: 7º C – Turno: Matutino
Profs. Manoel Soares/Antonio Carlos
Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito

Turma: 8º A – Turno: Matutino
Profª. Elenice
Tema: Paz no trânsito

Turma: 8º B – Turno: Matutino
Prof. Gustavo
Tema: Paz no esporte

Turma: 8º C – Turno: Matutino
Profª. Solange Rocha
Tema: Paz no mundo

Turma: 8º D – Turno: Matutino
Prof. Álvaro
Tema: Paz no esporte/ Paz no mundo

Turma: 9º A – Turno: Matutino
Profª. Gilcinete
Tema: Paz no mundo

Turma: 9º B – Turno: Matutino
Profª. Zilma
Tema: Paz na diversidade

Turma: 9º C – Turno: Matutino
Profª. Jocineide
Tema: Paz no mundo/ Paz na diversidade

Escola Resgata Valores por meio de Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR


TEMA: Resgatando Valores Humanos na Escola

PÚBLICO ALVO: Professores e Alunos

DURAÇÃO: 5 MESES

JUSTIFICATIVA
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos. Isto posto e diante do atual quadro de violência que enfrenta nossa escola percebemos a necessidade de se trabalhar com Valores Humanos com nossos alunos, para tanto surgiu a idéia do Projeto Vivenciando Valores na Escola. Acreditamos que por meio de ações concretas que estimulem a PAZ, a NÃO VIOLÊNCIA, a VERDADE, a AÇÃO CORRETA e o AMOR poderemos ajudar este aluno a se tornar um cidadão mais dignos, com ações mais consistentes na nossa sociedade.

OBJETIVOS
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

CONTEÚDO:
Valores humanos: amor, verdade, ação correta, paz, não violência.

OPERACIONALIZAÇÃO
O projeto será desenvolvido 5 meses, sendo que cada valor humano será trabalhado no mês. Cada professor deverá elaborar de acordo com sua disciplina um projeto próprio que envolva atividades dinâmicas e concretas sobre valores.
Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga.
Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões).
Seguir o cronograma:
Oficinas;
Palestras;
Para que tenhamos a possibilidade de refletir sentimentos e comportamentos humanos, de um modo mais profundo, mapeamos o cronograma que segue abaixo. O cronograma é bastante flexível, pois construir cada "valor" em nosso interior é um "ir e vir" constante de reflexões, é discutir notícias e reportagens atuais, é falar sobre a vida, sobre a nossa vida!
Junho - PAZ
Julho - NÃO VIOLÊNCIA
Agosto - AÇÃO CORRETA
Setembro – VERDADE
Novembro - AMOR
A discussão desses valores não se sustenta apenas nas ações dos homens com os homens, mas nas ações dos homens também com o meio. No ano 2009, a Campanha da Fraternidade tem como TEMA: Fraternidade E Segurança Pública e como LEMA: “A Paz é Fruto da Justiça”, a PAZ deve ser abordada em todos os meses, assim como a preservação do meio ambiente. Em sintonia com o mundo, caminhamos em busca de dias melhores!

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita continuamente, mediante participação e desempenho dos participantes projetos.

Bibliografia de apoio
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
Coleção Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.
Coleção Se Ligue em Você, de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida & Consciência.
O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro. São Paulo, FTD.