sábado, 24 de outubro de 2009

2 ª fase da Olimpíada de Matemática 2009

Clique na imagem para ampliá-la.
Fotos: Socorro Rebouças
e Josselene Marques

Hoje, a nossa escola se transformou em um dos Centros de Aplicação da 5ª OBMEP. Sob a coordenação da professora Maria Goretti da Silva, 13 fiscais (dois volantes) realizaram um excelente trabalho. Felizmente, tudo transcorreu dentro da normalidade.
De acordo com as relações dos alunos classificados na 1ª Fase da OBMEP, enviadas pelos promotores/organizadores da Olimpíada, cerca de 300 alunos foram distribuídos nas 11 salas disponibilizadas pela Escola Municipal Senador Duarte Filho.
Lamentamos o não comparecimento de aproximadamente 30% dos alunos inscritos. Entre eles um estudante com deficiência física, da Escola Estadual Professor Sólon Moura, para o qual, inclusive, foi convocada uma aplicadora especializada para realizar o atendimento – no caso, a professora Josselene Marques.


Airton Arison - exemplo de
compromisso com os estudos.
Foto: Josselene Marques

Na falta deste aluno, em seu lugar, foi atendido o adolescente Airton Arison Rego Pinto (ele é considerado um excelente aluno do 9º ano, turma única, do vespertino, da E.M. Dinarte Mariz). A sua participação mereceu destaque, pois, mesmo com o braço direito engessado - sendo o mesmo destro -, ele veio ao local de aplicação das provas. Tive, portanto, o prazer de conhecê-lo e ajudá-lo, passando a limpo as suas respostas, em virtude de sua deficiência temporária.

Vale salientar que, em dezembro de 2009, acontecerá a divulgação dos nomes dos premiados no site
http://www.obmep.org.br/.


Postado por Josselene Marques




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2009)

Imagem: divulgação

É uma promoção da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Desde o dia 05 de outubro, está disponível, no site www.obmep.org.br, a lista dos alunos classificados para a 2ª etapa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2009).

Lembramos aos nossos alunos, classificados para a 2ª fase da 5ª OBMEP, que a realização das provas acontecerá no dia 24/10/2009, às 13:30, nas dependências desta escola. É recomendável que os alunos se apresentem neste centro de aplicação com 30 minutos de antecedência.

A Escola Municipal Senador Duarte Filho agradece a todos os alunos e professores que se empenharam para tornar esse dia um sucesso.

PARA VER A RELAÇÃO DE ALUNOS DESTAQUES NA 2ª FASE DA 5ª OBMEP siga o link:

http://www.obmep.org.br/classificadosMunicipiosFase2.do?stateId=RN

Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, a título de reconhecimento, e participarão do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os alunos classificados, ainda, deverão apresentar-se, no Centro descrito acima, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal).


Parabéns aos classificados.

Postado por Josselene Marques.


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

QUESTIONÁRIO

Pense e responda o questionário e veja se você está no grupo de risco.

1. Você tem conhecimento da Gripe A com o vírus H1n1?
( ) Sim ( ) Não


2. Você conhece os sintomas da gripe A?
( ) Sim ( ) Não


3. Você é capaz de adotar medidas preventivas?
( ) Sim ( ) Não


4. Você acha que os meios de comunicação têm lhe ajudado com suas informações?
( ) Sim ( ) Não


5. Você acha que as informações da mídia são suficientes?
( ) Sim ( ) Não


6. Você está preocupado com o avanço da gripe A?
( ) Sim ( ) Não


7. Você acha que o governo deveria esclarecer mais as pessoas sobre essa doença?
( ) Sim ( ) Não


8. Você está preocupado com o seu (sua) filho (a) contrair a gripe A na escola?
( ) Sim ( ) Não


9. Seu (sua) filho (a) tem problemas respiratórios como:
( ) rinite alérgica
( ) asma
( ) pneumonia
( ) dispnéia (falta de ar) por algum motivo


10. Você e seu (sua) filho (a) estão no grupo de risco?
( ) gestante
( ) idoso
( ) crianças de 2 anos abaixo
( ) hipertensos (pressão alta)
( ) asmáticos
( ) problemas hepáticos (fígado) ou renais (rins)
( ) problemas cardíacos
( ) diabéticos
( ) obesos (obesidade mórbida)

Postado por Jaciara Gomes



Amostra Científica Cultural

Imagens da web

A Profª. Zilma Sabino da disciplina de Ciências está realizando o Projeto Pedagógico: INFLUENZA A: Conheça e Previna-se, que tem como objetivo: prevenir e orientar a comunidade escolar sobre os riscos da Influenza A (H1N1).



O projeto será realizado em 5 etapas e terá como culminância a apresentação na Amostra Científico Cultural.



Na primeira etapa os alunos aplicaram um questionário com suas famílias com o objetivo de investigar as pessoas predispostas a se infectarem na família e no bairro.



Os alunos estão realizando a 2ª etapa do projeto que é a tabulação dos dados.

Projeto Político Pedagógico

Equipe de professores da
E.M. Senador Duarte Filho



No último sábado, 17 de outubro, o corpo docente da escola, juntamente com a supervisão, direção e vice-direção, realizaram um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola. Durante toda a manhã, foi discutido quais as alterações necessárias, que devem ser feitas no projeto da escola, bem como quais as competências e habilidades que os alunos devem apresentar em cada área de conhecimento.
Postado por Jaciara Gomes

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor: vantagens de ser um

Eu e Emanuella, aluna do AEE
e do ensino regular desta escola

Ontem, Dia do Professor, quis sair do comum e deixar um pouco de lado o que, de alguma forma, me aborrece, entristece ou desestimula nesta profissão.

Como tudo na vida, ser professor tem suas vantagens e desvantagens. Já que todos sabem as desvantagens - de cor e salteado -, vou escrever sobre as vantagens de realizar o belo trabalho de contribuir para a formação dos homens do futuro.

Para começo de reflexão, se você quer ver alguma vantagem em ser professor, precisa fazer ou ter feito esta escolha por vocação, jamais por status ou por dinheiro. Se este é o seu caso, provavelmente, concordará comigo em vários pontos:

* ao ensinar nós também aprendemos e nos atualizamos todos os dias;

* convivemos com alunos de diferentes faixas etárias e adquirimos mais experiência em tempo recorde;

* somos pontes e fontes, ao mediar o conhecimento, além de ajudarmos a construir um mundo mais justo e solidário de pessoas conscientes, críticas e que reivindicam seus direitos;

* ao ministrarmos aulas, podemos conquistar o respeito, a amizade e a admiração dos nossos alunos para o resto da vida;

*temos amigos nos mais diferentes setores da sociedade. É bastante comum encontrarmos alunos e ex-alunos que, na maioria das vezes, nos recebem com um sorriso de satisfação e relembram, com saudade, o tempo passado nos bancos escolares - e isto é gratificante;

* vez por outra, somos surpreendidos com gestos de carinho e gratidão que fazem nossa auto-estima ir às alturas;

* e depois da missão cumprida, de ambas as partes, sentimos prazer e alegria ao vê-los brilhando. Sabermos que temos uma parcela de contribuição no seu êxito é impagável. Este resultado concreto do nosso trabalho é uma prova da relevância desta profissão.

Para ilustrar, vou lhe contar alguns exemplos de situações que só o privilégio de ser professora me fez viver...

Há poucos anos, fui a uma missa, na catedral da cidade onde nasci. Segundo ouvi, em uma rádio local, lá iria acontecer uma cerimônia de diaconato (na hierarquia da Igreja Romana, é a primeira ordem clerical – a que antecede ao presbitério) de dois ex-alunos meus. Missa solene. Igreja lotada. Na hora da comunhão, foram formadas várias filas para distribuição das hóstias consagradas. Tomando como base a minha localização, optei pela fila mais próxima, justamente, uma na qual quem distribuía a Eucaristia era um dos novos diáconos. Ele fora meu aluno nos dois últimos anos do ensino médio. Oriundo de uma pequena cidade, estudando, simultaneamente, no seminário e numa escola particular de ensino regular, ele se afeiçoara a mim porque sempre procurei ajudá-lo a superar algumas deficiências do estudo básico, realizado em sua cidade natal. Costumava lhe emprestar gramáticas, paradidáticos e lhe tirar dúvidas, sempre que solicitada. Em síntese, nos tornamos amigos. Era admirável o seu interesse pelos os estudos e isso nos aproximava. Ele tinha sede de aprender e eu de ensinar. Após a conclusão do curso, o jovem aluno foi, para um estado vizinho, dar continuidade aos estudos, pois realmente tinha vocação para padre e, então, perdemos o contato. Nosso reencontro foi, exatamente, na hora da Comunhão. Quando chegou a minha vez de receber o Corpo de Cristo e, ele me viu, ficou tão surpreso e feliz que ao invés de dizer “o Corpo de Cristo”, ele disse: “professora!!!” Imagine a cena: todas as pessoas próximas ficaram olhando, tentando entender o comportamento do meu querido ex-aluno.

Recentemente, fui à uma exposição no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) a convite de uma ex-aluna. Ela foi ao meu local de trabalho, exclusivamente, para me fazer o convite. Atendi. Não poderia recusar. Lá chegando, mais uma bela surpresa: dezenas de ex-alunos me cumprimentado, abraçando, elogiando, relembrando e reconhecendo a importância da passagem desta professora em suas vidas. Foi maravilhoso. Senti-me realizada e em casa.

No atendimento educacional especializado, aos alunos com deficiência, aprendo lições diárias com aquelas crianças. Elas me surpreendem a cada dia e, geralmente, nos despedimos a contragosto, após cada aula.

Hoje, recebi várias mensagens dos alunos da escola regular e duas delas reforçam o que tentei mostrar até momento: as vantagens de ser professor. Na primeira, o aluno Pedro Henrique escreveu o seguinte: “O professor, para mim, é como uma luz que ilumina o caminho melhor para a gente seguir”. Na segunda, da aluna Luana Karoline, estava escrito: “Josselene, você é a chave que abre a porta do meu futuro.”

Então, eu lhe pergunto: vale ou não vale a pena ser professor?

Postado por Josselene Marques.
Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PARABÉNS AOS NOSSOS PROFESSORES



Homenagem aos professores

ANJOS DA GUARDA

Professores

Protetores das crianças do meu país

Eu queria, gostaria

De um discurso bem mais feliz

Porque tudo é educação

É matéria de todo o tempo

Ensinem a quem sabe tudo

A entregar o conhecimento

Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula

Que se muda uma nação

Na sala de aula

Não há idade, nem cor

Por isso aceite e respeite

O meu professor

Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

Bonita homenagem pra nós:

Música: Leci Brandão


PARA ACESSAR O VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=7Zed7IrSk5c&eurl=http://www.facilitador2000.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=78&Itemid=38

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Parabéns Max

Nos dias 26 e 27 de setembro o O aluno Maximiliano da Silva Rodrigues, do 7º ano B, turno matutino, participou do Circuito Olímpico Nordestino de Taekwondo no Clube Municipal de Paratibe, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O evento contou com a participação de lutadores do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Maranhão e Bahia. Maximiliano se consagrou campeão mais uma vez.
A escola parabeniza Max pela vitória