domingo, 21 de fevereiro de 2010

A escola dos meus sonhos é...

Minutos que antecederam a
Olimpíada de Matemática 2009
Interior da E.M. Senador Duarte Filho


A escola dos meus sonhos é aquela na qual todos os alunos são acolhidos por professores e funcionários comprometidos, atualizados, bem remunerados e dispostos a cumprir a bela missão de ajudar a transformá-los em cidadãos conscientes.

A escola dos meus sonhos é formada por pessoas de atitude, que lutam por seus direitos e são capazes de provocar mudanças positivas e significativas na sociedade em que vivem.

A escola dos meus sonhos é composta por alunos que reconhecem e valorizam os esforços e a dedicação dos professores e que os apoiam em suas lutas.

A escola dos meus sonhos é aquela cuja estrutura é acessível a todos, o ambiente é confortável, aconchegante e propício à aprendizagem.

A escola dos meus sonhos é aquela onde os discentes leem por prazer e não por imposição ou castigo.

A escola dos meus sonhos é aquela em que professores e alunos trocam, naturalmente, seus saberes e, juntos, constroem o conhecimento.

A escola dos meus sonhos é aquela na qual provas e testes escritos são dispensáveis, pois todos lá estão por prazer e por isso, de toda forma, aprendem.

A escola dos meus sonhos é aquela onde todos se constituem em uma grande família, que vive em harmonia.

A escola dos meus sonhos é aquela que estimula seus integrantes a reproduzirem seu modelo em casa e na sociedade.

A escola dos meus sonhos é aquela que tem o poder de consertar o mundo.


Copyright © 2010 – Expressão - Meu Horizonte (Josselene Marques)
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Hebert Regis disse...

É necessário para mim registar e divulgar, nem que seja virtualmente, algo sobre esse ser humano gentil, simbolo de temperânça: JOSSELENE MARQUES.

Traduzir a personalidade não seria conveniente, analisar suas qualidades não seria adequado, interpretar suas atitudes e virtudes seria empobrecedor, obviamente sem dechá-la a margem dos defeitos humanos. Por isso, me reservo a POETICA, única forma que tenho e acho adequado de ir ao encontro da emoção e razão dessa brilhante professora.

JOSSELENE é emoção na sutiliza do olhar, é o modo de ver e enchegar, é o olho que vibra, que se move e que se muda.

JOSSELENE é o ser pensante, que escreve, que fala, que transmite atitudes psico-terápicas, que transforma as percepções: o olhar, a audição,o cheirar, o tato, o paladar.

JOSSELENE é significado e significante, é semântica da profissão, é o amor com perdão.

JOSSELENE é pele que sua, que se emociona, que procura se encontar, um tesouro pra se achar e compartilhar.

Nesse texto: A escola dos meus sonhos,JOSSELENE nos deixa transparecer a educadora centrada, preocupada, política e consciente de sua realidade. Foram 10 tópicos com letras coloridas que topografaram nossos desejos, nossos anseios, nossas preocupações. Diagnosticaram nossa realidade, fez uso da tecnologia para transmutar as palavras, gostaria que tais escritos se tornarssem mantras e que em forma de ondas, em circulo de oração chegassem até o Senhor nosso Deus...

A escola dos meus sonhos é uma escola viva preocupada com o aluno vivo, inquieto e participativo, com um professor que não teme suas próprias dúvidas e com uma escola aberta, interativa e diversificada, socializadora das redes de comunicação existente no mundo globalizado.

Destacamos a consciência de que, estamos vivenciando as transformações iniciais do século XXI (contemporaneidade e pós-modernismo). Objetivando a preparar o indivíduo para a vida moderna, como também, ao desenvolvimento das habilidades intelectuais, psico-emocional e corporal, e não só, para o mero acúmulo de informações.

A escola dos meus sonhos é a Escola Municipal Senador Duarte Filho e toda sua equipe técnica e Pedagógica.

Eu não teria esse sonho se não existissem por lá Josselene, Jarciara, Noemia, Socorro, Solange, Georgete, Gilcinete, Damião, Gustavo, Antônio Carlos, Zilma, Pedro, Helenice, Dionísia, Sandra, Liduina, Fia, Silvelena, Rita, Jacinta, Luiza e muitas outras almas viventes nequele espaço.

PARABÉNS!!! JOSSELENE.

Josselene Marques disse...

Hebert:
Quanta generosidade, meu amigo!
Muito obrigada!
Como você disse:
"Eu não teria esses sonhos se não existissem por lá Hebert, Jaciara, Noêmia, Socorro, Solange, Georgete, Gilcinete, Damião, Gustavo, Antônio Carlos, Zilma, Pedro, Helenice, Dionísia, Sandra, Liduina, Fia, Sílvia Helena, Rita, Jacinta, Luiza e muitas outras almas viventes naquele espaço."

E vamos à luta para tornar real a escola dos nossos sonhos!

ciaragomes.blogspot.com disse...

Fico muito feliz quando vejo comentários e participação dos professores da escola no Blog e ainda mais quando vejo um algo tão belo assim.

Hebert parabéns pelas suas palavras, pela forma de analisar o pensamento de Josselene e pelo belo poema.

Josselene você nem preciso falar, já sabe, quando crescer quero ser igual a você.

Um forte abraço