sexta-feira, 12 de março de 2010

Vivências Inclusivas

Alunos do 6º ano D, vespertino
Fotos: Jaciara Gomes

Vivenciamos na escola mais um momento inclusivo.

Estava na Sala de AEE quando a supervisora do turno vespetino, Noêmia Vale ,me solicitou o material que usamos na Oficina "Inclusão Escolar: você é autor/ator nessa história", que realizamos com toda a escola no sábado 06/03.


Sem entender muito, coloquei-o à disposição, então, ela explicou que iria realizar a vivência com os alunos do 6º ano D, turno vespertino.
Nessa sala temos uma aluna com Síndrome de Down e notamos que alguns alunos novatos, na escola, estavam tomando atitudes discriminatórias e excludentes.

Entreguei o material. Passados uns 15 minutos, fui convidada a fotografar a vivência - sou a fotógrafa oficial da escola. Entrei na sala e vi um grupo de alunos com os olhos vendados e bengalas nas mãos e um outro grupo como guias. Foi dito o seguinte: a escola estava recebendo alunos DV e eles necessitavam conhecer a escola. A função do guia era fazer essa apresentação da escola.

A cena foi linda: os alunos, andando pelos corredores, guiando os colegas e se deparando com os muitos desafios que um DV é obrigado a enfrentar.

Terminada a vivência, volta todo mundo para a sala e começam as discussões:
O que os alunos sentiram ao se comportar como um deficiente visual?
Como se comportou seu guia?
Como foi ser guia?
Existiam barreiras?


As questões foram surgindo, os alunos discutindo, refletindo, quebrando barreiras, vencendo "pre-conceitos".
Surgiram muitos depoimentos de alunos que convivem com pessoas com necessidades especiais. A cada depoimento uma realidade, uma emoção.

Ao final, os alunos perceberam que todos somos diferentes e temos direito de ser e que cabe a todos respeitar essas diferenças e valorizá-las da melhor forma possível.

Postagem: Jaciara Gomes

Nenhum comentário: