quinta-feira, 24 de junho de 2010

DESEJO PEGANDO FOGO


O Grupo Junino DESEJO PEGANDO FOGO, da Escola Municipal Senador Duarte Filho, foi criado em maio de 2010, com o objetivo de participar da 14ª Edição do Evento Mossoró Cidade Junina. A equipe pedagógica da escola não tem medo de desafios e a quadrilha com apenas dois meses de existência mostrou de forma simples e humilde seu conhecimento artístico.

As aulas de Ensino da Arte (sob o comando do Prof. Hebert Menezes) e as aulas de Educação Física (sob o comando da Profª. Rosana) proporcionaram um intensivo e sistemático trabalho direcionado a busca do tema e a realização do fazer artístico.

Com o tema: UMA NOITE ARRETADA NA FLORESTA BRANCA ENCANTADA, o Grupo Junino se apresentou de forma tradicional, contando uma história sobre a fauna e a flora da caatinga do sertão que, em tupi-guarani, caatinga quer dizer floresta encantada. A história foi contada como uma mensagem de alerta, que os brincantes conduziram, a respeito do desmatamento, da poluição e da extinção do nosso ecossistema.
O encantamento se passou pelo amor imaginário entre a Flor do Xiquexique (abundante no sertão) e o Mocó (bicho em extinção). Os dois fizeram uma peleja para se casar e o casamento aconteceu em noite de lua cheia. Conta a crendice popular que, nessa mesma noite, caiu uma neblina leve e suave, responsável pela magia do lugar, transformando toda a fauna e a flora em gente brincante que fez um grande Arraiá.

Além da apresentação, a grande emoção da noite ficou por conta de duas alunas muitos especiais: Gina e Emanuella - ambas do 6º ano D vespertino e ambas com Síndrome de Down.

A participação das duas alunas encantou a plateia, que interagiu com nosso grupo junino.
Elas dançaram, interagiram com a quadrilha, fizeram a diferença.
Não é a toa que, no final, fomos agraciados com o 1º lugar.
Só quem assistiu à apresentação entende o tamanho da minha emoção.

Acredito que isso, sim, é fazer inclusão.
É proporcionar momentos de interação com o outro e sentimentos de participação total na sociedade.







3 comentários:

MÁRCIA OLIVEIRA disse...

Quero registrar minha alegria e satisfação com o trabalho realizado por todos que fizeram essa festa1
PARABÉNS!!
VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA!

Márcia Oliveira

Anônimo disse...

Com este resultado se confirma mais uma vez: QUERER é PODER!!!
Meus parabéns a TODOS que se empenharam para que nossa escola obtivesse êxito.

Josselene Marques

Ugneide disse...

jaciara adorei tudo mesmo amei os passos da quadrilha tudo mais bonito foi a nossa alegria ô quadrilha arretada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
valeu xau bjssssssss no ♥♥♥♥♥
ugneide de suza estudo nessa escola