quinta-feira, 24 de junho de 2010

DESEJO PEGANDO FOGO


O Grupo Junino DESEJO PEGANDO FOGO, da Escola Municipal Senador Duarte Filho, foi criado em maio de 2010, com o objetivo de participar da 14ª Edição do Evento Mossoró Cidade Junina. A equipe pedagógica da escola não tem medo de desafios e a quadrilha com apenas dois meses de existência mostrou de forma simples e humilde seu conhecimento artístico.

As aulas de Ensino da Arte (sob o comando do Prof. Hebert Menezes) e as aulas de Educação Física (sob o comando da Profª. Rosana) proporcionaram um intensivo e sistemático trabalho direcionado a busca do tema e a realização do fazer artístico.

Com o tema: UMA NOITE ARRETADA NA FLORESTA BRANCA ENCANTADA, o Grupo Junino se apresentou de forma tradicional, contando uma história sobre a fauna e a flora da caatinga do sertão que, em tupi-guarani, caatinga quer dizer floresta encantada. A história foi contada como uma mensagem de alerta, que os brincantes conduziram, a respeito do desmatamento, da poluição e da extinção do nosso ecossistema.
O encantamento se passou pelo amor imaginário entre a Flor do Xiquexique (abundante no sertão) e o Mocó (bicho em extinção). Os dois fizeram uma peleja para se casar e o casamento aconteceu em noite de lua cheia. Conta a crendice popular que, nessa mesma noite, caiu uma neblina leve e suave, responsável pela magia do lugar, transformando toda a fauna e a flora em gente brincante que fez um grande Arraiá.

Além da apresentação, a grande emoção da noite ficou por conta de duas alunas muitos especiais: Gina e Emanuella - ambas do 6º ano D vespertino e ambas com Síndrome de Down.

A participação das duas alunas encantou a plateia, que interagiu com nosso grupo junino.
Elas dançaram, interagiram com a quadrilha, fizeram a diferença.
Não é a toa que, no final, fomos agraciados com o 1º lugar.
Só quem assistiu à apresentação entende o tamanho da minha emoção.

Acredito que isso, sim, é fazer inclusão.
É proporcionar momentos de interação com o outro e sentimentos de participação total na sociedade.







quarta-feira, 23 de junho de 2010

É Campeão! É Campeã!


Extra! Extra! Extra!

Somos Campeões no Concurso de Quadrilha do Mossoró Cidade Junina.

Parabéns aos alunos, ao Prof. Hebert, à Profª. Rosana e, principalmente, à nossa diretora Socorro Rebouças, pois venceram desafios e superaram expectativas.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Alunos e seus poemas sobre a Copa 2010

Vamos lá Brasil!
Imagem Web


O Brasil está muito confiante
Pois tem ótimos atacantes
No dia quinze do seis
O Brasil venceu de uma vez
E depois com a Costa do Marfim
Vencemos, sim!
E agora, contra Portugal
Iremos continuar assim


Autora: Lidhia Karidia
6º ano A – turno
matutino

Vamos arrebentar!

Imagem Web

O Brasil esse ano vai ganhar
E a platéia toda vai se alegrar
E a sexta estrela vai brilhar
Os jogadores vão se emocionar
Pois de lavada o Brasil irá ganhar de Portugal
Só pra começar
Se o Brasil perder de Portugal
Já estará nas oitavas de final.
Agora é só esperar
Para ver a sexta taça brilhar.

Autora: Fátima Caroline
6º ano A – turno matutino


O hexa é do Brasil

Imagem Web
O Brasil não é mole não
E pra quem não sabe
Ele irá ser hexacampeão
Os corações baterão a mil
E todos irão gritar
Vai lá Brasil!
Não importa se você está
Assistindo TV ou lendo jornal
Em todos os lugares irão anunciar
Brasil vence Portugal
Agora é só esperar
Para ver o Brasil ganhar.



Autora: Lidhia Karidia
6º ano A – turno matutino

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aula interessante

Hoje a turma do 9º ano A turno matutino vivenciou uma aula diferente, o objetivo era trabalhar de forma prática os elementos da Tabela Periódica. Para isso sob o comando da Profª. Zilma Sabino realizaram uma experiência sobre a combustão do Hélio.
A seguir relato da aluna Joyce do 9º ano A sobre a aula:

"Bagunça... A aula de física, hoje foi literalmente uma bagunça organizada. Uma aula educativa e instrutiva com a experiência que fizemos sobre a tabela periódica.
Os alunos organizaram-se e juntaram o material necessário para realizar a experiência tão pedida: 01 camisinha, pedaço de barbante, 03fichas de sinuca, 200ml de ácido muriático, 03 canudos e um isqueiro.
Primeiro colocamos na garrafa as fichas, depois o ácido muriático, prendemos a camisinha na boca da garrafa com barbante, começou a reação entre o gás e o metal, formou o gás hidrogênio e foi enchendo a camisinha até fazê-la flutuar.
Depois com o isqueiro e alguns canudos acendemos a ponta e colocamos perto da camisinha, o objetivo era explodir, mas infelizmente o gás vazou e não houve explosão (tristeza geral da sala... rsrs).
Mas agradecemos a nossa professora por ter nos mostrado que não é só com teorias que se aprende, se aprende também com aulas práticas, diferentes e divertidas, sou grata a ela por essa aula “massa”.
Espero que tenhamos mais experiências no decorrer do ano.
Estamos ansiosos!”

Joyce Dayane - aluna do 9º ano A

6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

Imagem Web


Nesta terça-feira 08 de junho aconteceu na escola a aplicação das provas da 1ª fase das Olimpíadas de matemática sob orientação dos professores de matemática: Damião Gondim, Gustavo Mendes e Aldo Firmino.

Imagem arquivo da escola


A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Imagem arquivo da escola


A prova das Olimpíadas foi aplicada com todos os alunos da escola, esperamos um desempenho satisfatório.