sábado, 28 de agosto de 2010

Dia do Supervisor Escolar

A supervisora Jaciara, a diretora Socorro,
sua vice, Noílza, e a equipe de professores
do turno matutino desta escola
Foto: Joilson Marques

Nesta última sexta-feira, os professores do turno matutino, desta escola, prestraram uma justa homenagem à sua Supervisora Jaciara Gomes Pereira.
Passamos a semana nos "articulando" e, em sua culminância, o "nosso projeto" logrou êxito. Foi realizada uma comemoração que constou de discurso da diretora Socorro Rebouças, exibição de um vídeo sobre a nossa supervisora, entrega de presentes e os tradicionais comes-e-bebes regados a muita harmonia entre todos os integrantes desta excelente equipe de educadores. Particularmente, sinto-me privilegiada por fazer parte de tão seleto grupo.
Abaixo, o texto escrito por mim (que foi transformado em vídeo). Ele é a reprodução não só do meu pensar mas também do de todos os meus colegas-amigos.

Supervisora modelo

Ela é sinônimo de gentileza, alegria, amizade, solidariedade e inteligência.
Ela é carismática, segura e uma excelente líder.
Ela consegue ser firme, sem ser autoritária.
Ela nos mostra, pelo exemplo, a importância de sermos comprometidos e éticos em nossas funções.
Ela sabe acolher, compartilhar, mediar, compreender, orientar e, acima de tudo, amar a todos em sua diversidade de ser, pensar e agir.
Ela não é onipresente, mas pode ser encontrada em quase todos os lugares.
Ela não é onisciente, mas tem sempre a solução ou uma sugestão, quando a ela recorremos.
Ela não é onipotente, mas tem realizado coisas fantásticas em matéria de educação.
Em síntese, Jaciara é alguém muito especial que, se não existisse, deveria ser inventada.
Obrigada, supervisora, pelo privilégio de sua amizade e presença entre todos nós.

Nesta data, 27.08.2010, a Escola Senador Duarte Filho, em peso, lhe parabeniza e abraça pela passagem do Dia do Supervisor Escolar (22.08.2010).

Postado por Josselene Marques

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo sobre curriculo

Neste sábado 21 de agosto aconteceu mais um encontro sobre a reformulação da proposta curricular da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró.
O encontro foi realizado na Sede da Escola Municipal José Benjamim e contou com a presença de todos os professores das cinco escolas do Pólo I do Alto São Manoel: Escola Municipal Dinarte Mariz, Escola Municipal Ronald Pinheiro, Escola Municipal Heloísa Leão, Escola Municipal José Benjamim e Escola Municipal Senador Duarte Filho.

O encontro teve como objetivo a elaboração do instrumento que irá nortear a reformulação da proposta.
As coordenadoras pedagógicas das referidas escolas elaboraram a pauta e comandaram todo o encontro.
O encontro iniciou com uma mensagem de reflexão apresentada pela coordenadora pedagógica Socorrinha (Escola Municipal Dinarte Mariz). Logo após a coordenadora pedagógica Kelly (Escola Municipal Ronald Pinheiro) fez uma reflexão sobre os componentes de um plano, debatendo com os professores a importância deste na reformulação da proposta. A coordenadora pedagógica Jaciara Gomes (Escola Municipal Senador Duarte Filho) relembrou os eixos que compõem o currículo do nosso município. Finalizando os professores elaboraram o instrumento que vai nortear a reformulação.

A participação foi muito boa e as discussões acalouradas, destacamos a presença do Prof. Pedro Mendes (História) e Aldo Firmino ( Matemática) da nossa escola.

Educação Fiscal


Durante a semana de 16 a 20 de agosto a Coordenadora Pedagógica Jaciara Gomes participou do Curso de Capacitação de Disseminadores e Multiplicadores do PNEF (Plano Nacional de Educação Fiscal) que aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes.

O Curso é uma parceria entre Receita Federal e Prefeitura de Mossoró e visa promover e institucionalizar a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania.

O PNEF é um programa de educação para a cidadania e visa a conscientização social para a importância institucional do tributo como forma de financiamento do Estado e do controle democrático dos recursos públicos como os seus mais significativos fundamentos.

O PNEF tem uma abrangência ambiciosa: atingir todas as escolas de ensino fundamental e médio, universidades públicas e privadas, o público interno (no caso a SRFB, as Secretarias de Estaduais e Municipais de Fazenda e Educação, entre outros parceiros) e, em especial, a sociedade em geral.


Fonte: O QUE É EDUCAÇÃO FISCAL? Texto de autoria de Adauto José de Carvalho Filho, AFRFB, lotado na Delegacia da Receita Federal de Natal-RN, voluntário do Programa Nacional de Educação Fiscal.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do Estudante


Ser estudante é compreender o que se ensina e além de compreender, pôr em prática sendo capaz de opnar criticamente diante da realidade social

Ana Paula Acioli

sábado, 7 de agosto de 2010

Os Menestréis na Feira do Livro

Joyce, Gabriel, Daniela e Jéssica
em sua performance no Circo da Luz, durante a
6ª Feira do Livro de Mossoró

Amanhã, na Estação das Artes, teremos o encerramento da 6ª Feira do Livro de Mossoró. A mesma teve início no terceiro dia do mês corrente.
Uma das principais atrações do último dia da feira será a palestra do escritor João da Mata.
Valorizo bastante este evento, pois é uma das formas de adquirirmos alguns títulos (que dificilmente são encontrados nas livrarias locais), nos reciclarmos, além de mais uma oportunidade para revermos amigos, colegas de profissão e ex-alunos.
Na última sexta-feira, eu a estive visitando e encontrei muitas coisas boas e interessantes por lá. Dentre elas, destaco a performance do grupo “Os Menestréis” - formado por Gabriel, Jéssica, Joyce e Daniela. O quarteto pertence ao quadro de alunos da E. M. Senador Duarte Filho.

O criativo e competente
professor Hebert Menezes apresentando
"Os Menestréis" no Circo da Luz

Sob a competente direção do professor Hebert Menezes, que também é autor do texto “Palavras” - especialmente escrito para esta apresentação -, os adolescentes mostraram todo o seu potencial interpretativo aos visitantes da feira. Estes ficaram encantados com o “profissionalismo” dos nossos pupilos, tanto no Circo da Luz quanto entre os estandes da feira.


O grupo Os Menestréis em apresentação
na 6ª Feira do Livro de Mossoró

A “trupe” tinha como principais objetivos incentivar à leitura e mostrar que livro impresso não perdeu - e jamais perderá - a sua importância, apesar da existência de diferentes e atrativas opções nesta era digital.
Daqui, divulgo o excelente trabalho de vocês e parabenizo a todos os que contribuíram para o êxito desses alunos-artistas.

(Postado por Josselene Marques)