terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Água


Escola Participa do Programa Ler para Saber Mais


O programa Ler Para Saber Mais desenvolvido pela GAZETA DO OESTE deu o pontapé inicial de suas atividades em 2011. A primeira atividade aconteceu ontem na sala de audiovisual da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte com a capacitação dos professores para o uso do jornal em sala de aula.


A organização ficou por conta de Marcos Antonio, coordenador pedagógico da GAZETA. Participaram do evento os docentes de 13 escolas públicas e particulares de Mossoró e região. Entre os participantes, a professora do ensino fundamental Eltiene Araújo foi conhecer o projeto e participar pela primeira vez de uma das atividades. “Sempre é válido para nossos conhecimentos participar de uma capacitação como essa.


A escola que eu trabalho já desenvolve o projeto há três anos, mas essa é a primeira vez que eu participo”, conta a funcionária da Escola Municipal Rotary. A educadora acrescenta que a iniciativa é uma oportunidade de levar conhecimento e despertar nos alunos o gosto pela leitura. Durante a capacitação “Imprensa, escola e educomunicação: formando leitores de mídia”, foram discutidos o histórico do programa, as dificuldades enfrentadas com relação ao uso do jornal, e as possibilidades de formar leitores críticos atentando para a intervenção do professor durante o trabalho com a mídia.


Marcos Antonio disse que ainda foi tratada liberdade de imprensa e exemplos de atividades com jornal que podem ser feitas no dia-a-dia com os estudantes. “Tratamos de como os professores podem fazer atividades práticas com o jornal e também a interpretar o veículo jornal – já que o objetivo do programa é formar leitores críticos que questionem que tipo de notícias estamos recebendo”, explica.


De acordo com o coordenador, durante todo o ano serão realizadas palestras sobre leitura, docência, avaliação, psicopedagogia; oficinas de charges, reciclagem de jornal; visitas de estudantes ao jornal GAZETA DO OESTE e a confecção de jornais escolares.



Reunião de Pais




terça-feira, 15 de março de 2011

Dia da Escola






A Escola Municipal Senador Duarte Filho comemorou o dia 15 de março, consagrado como o Dia Nacional da Escola, realizando uma caminhada educativa pelas ruas do bairro Walfredo Gurgel, objetivando conscientizar toda a comunidade da importância da Escola para a formação das crianças e jovens que dela participam, mostrando todas as ferramentas de que a nossa escola dispõe (Equipes gestora, pedagógica, funcionários, alunos; Ações desenvolvidas/Projetos, inclusão, etc.), além de fazer um alerta a todos sobre como combater a dengue, distribuindo panfletos e contando com a participação dos agentes comunitários de saúde, no sentido de estimular a comunidade a participar mais das atividades da escola.

Fomos contemplados com a presença do Secretário Municipal da Cidadania, o Sr. Francisco Carlos, e alguns membros da sua equipe, que partilharam conosco de mais uma ação desenvolvida pela nossa escola.


Tivemos também a colaboração de guardas do Getran para assegurar o livre trânsito durante a caminhada.

A participação de todos resultou no sucesso nessa atividade realizada pela Escola Senador Duarte Filho em homenagem ao Dia Nacional da Escola.