quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Plantão Pedagógico

A Escola Municipal Senador Duarte Filho realizou nesta quarta-feira (09/11/2011) às 16 horas o 3º Plantão Pedagógico que contou com a participação de pais, alunos, professores e toda a equipe pedagógica da escola.


O objetivo foi atender os pais dos alunos e informá-los sobre o rendimento escolar dos alunos no 3º bimestre. No atendimento aos pais, os professores e equipe pedagógica, ao mesmo tempo em que oferecerem uma radiografia dos alunos, colheram informações valiosas que ajudam a entender seus comportamentos e personalidades. A coordenadora Jaciara Gomes avaliou positivamente o atendimento aos pais, mas lamentou que muitos não compareceram a escola nesse ano. “Esse contato com os pais é importante, pois vemos cada aluno individualmente”, afirmou a coordenadora.

Simulado para a Prova Brasil

A Escola Municipal Senador Duarte Filho realizou nesta quarta-feira (09/11/2011) o simulado do Prova Brasil com os alunos do 9º ano. Foram aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil, supervisionados pela profª. Solange Rocha (Língua Portuguesa) e Antonio Morais (Matemática), que também farão a correção, tabulação e divulgação dos resultados. O simulado tem como objetivo oferecer indicadores para subsidiar o trabalho dos educadores e realizar os ajustes necessários para a melhoria do ensino oferecido aos alunos da nossa escola.


A avaliação oficial da Prova Brasil ocorrerá nesta sexta-feira (11/11/2011) a partir das 7 horas na sede da escola.

1ª Caminhada Pela Vida




No dia 27 de outubro a nossa escola em parceria com a Secretaria da Defesa Social realizou a 1ª Caminhada Pela Vida.

A caminhada teve como objetivo sensibilizar a comunidade do Conjunto Walfredo Gurgel na prevenção e no combate ao uso de drogas.

Os alunos sairam as ruas com faixas, cartazes e músicas dizendo a comunidade do conjunto Walfredo Gurgel que a Vida Vale Mais. Na caminhada tivemos a participação da Médica do PSF da U.B.S Vereador Durval Costa Dra. Andrea, de jovens da Igreja Batista Ágape, do Secretário da Defesa Social Sr. Alber da Nóbrega , de pais, alunos, professores, funcionários da escola.



FESTA DO HALLOWEEN

A Escola Senador Duarte Filho realizou, no dia 31 de outubro, uma festa que foi um verdadeiro terror: O Halloween. Essa comemoração, mais conhecida como Dia das Bruxas, faz parte das festividades norte-americanas e foi um projeto desenvolvido pela disciplina de Língua Inglesa, tendo como mediadora a profª Selênia Holanda, colaboradores: gestoras administrativas (Socorro Rebouças e Noilza); gestora pedagógica(Jaciara); professores,em especial profª Solange Castro(Português)e Damião Gondim(Matemática);pessoal de apoio, e com destaque para a participação dos atores principais: os alunos do 7º A e B,8º A e B,9º A e B.


Os alunos ornamentaram a escola com as cores (laranja, roxo, preto e vermelho) e símbolos do halloween, realizaram pesquisa sobre a origem, história, lendas, curiosidades do dia das bruxas e fantasiaram-se de personagens típicos dessa festividade: vampiros, bruxas, fantasmas, monstros, etc. Foi um verdadeiro horror! Os alunos assistiram a filmes, dançaram ao som de músicas temáticas, construíram túneis e labirintos fantasmagóricos e realizaram atividades engraçadas e assustadoras como “TRICK OR TREAT” (travessuras ou gostosuras), as quais fazem parte do Halloween nos Estados Unidos.


A escola foi aberta a toda comunidade escolar que também participou do evento e adquiriu conhecimento sobre tema. O objetivo do projeto constituiu-se na valorização da diversidade cultural e o respeito pela cultural de outros povos, pontos fundamentais para a formação do aluno.


A festa foi um sucesso e esperamos que na próxima temporada possamos contar com a sua participação!

Palestra


A preocupação com o uso de drogas e os riscos que elas podem representar, assim como suas conseqüências, motivou a intensificação das ações de combate através de campanhas por parte do Município junto às escolas. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Defesa Social do Município, vem trabalhando com intensidade nessa questão em pareceria com outros órgãos de segurança pública. Trata-se de um trabalho de prevenção, através de ações de conscientização, que está sendo focado com mais ênfase nas escolas.

De acordo com o secretario de Defesa Social, Alber Nobrega, de 24 a 30 de outubro será a Semana Estadual de Combate as Drogas. Nesse período várias ações serão desenvolvidas nas escolas estaduais e municipais no sentido de alertar o público jovem para esse problema que vem sendo um dos mais preocupantes na esfera social.

Dentro dessa temática, na tarde desta terça-feira (18), foi realizada uma palestra na Escola Municipal Senador Duarte Filho, localizada no bairro Walfredo Gurgel, ministrada pelo promotor Romero Marinho. O tema foi debatido entre professores, alunos e pais de alunos.Numa conversa informal, o promotor abordou várias questões, ressaltando a importância da família na educação dos filhos não deixando a tarefa sendo exclusividade da escola. Além disso, destacou o percentual de jovens que se envolvem com drogas, segundo dados registrados na Vara Criminal de Mossoró, mostrando o quanto o fato é preocupante. O promotor faz uma crítica em relação aos pais que entregam a responsabilidade de educar os filhos somente à escola como se os filhos passassem mais tempo na escola do que em casa.

Ainda segundo Alber entre as atividades da Escola Duarte Filho já está programada uma caminhada de conscientização pelas ruas da cidade. “Será uma caminhada bastante organizada, com a participação de todos os alunos, professores, com exposição de faixas”, destacou.

A diretora do Duarte Filho, Maria do Socorro Rebouças, informou que na escola houve vários momentos voltados para a mobilização de combate as drogas. Recentemente foi entregue uma cartilha com o tema Droga: cartilha para educadores, que já está sendo trabalhada na escola com os alunos. “Considero um trabalho útil que envolve alunos e famílias na discussão de um tema que se encontra bastante em pauta”, disse a diretora.