terça-feira, 14 de abril de 2015

CAFÉ POÉTICO


A poesia é uma riquíssima forma de expressão, carregada de uma linguagem repleta de beleza e sentimento, que provoca nos leitores uma vontade de ler e produzir poemas. Para, então, celebrar o Dia da Poesia, o qual é comemorado em 14 de março, a Escola Senador Duarte Filho convocou os professores a realizarem em suas aulas, atividades que envolvessem o gênero.

             
Os professores Selênia Holanda e Alexandre Alves, das disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia respectivamente, abordaram a importância do assunto, a estruturação do poema e suas múltiplas linguagens, como forma de sensibilizar os alunos. Em seguida, estes foram orientados a pensar em palavras que considerassem furiosas, calmas, estranhas, tristes, amorosas, engraçadas, etc..  Tendo em mãos as palavras escolhidas, os alunos as transformaram em frases, as quais foram recortadas e colocadas em um envelope e num segundo momento, em dupla, receberam algumas frases já misturadas e foram provocados a construir com estas um poema. O resultado foi excelente e para fechar a atividade realizou-se um Café Poético.

              
Durante o Café Poético, as turmas dos 9º anos A e B participaram de uma roda de conversa com a poetisa mossoroense Josselene Marques, que lhes apresentou sua trajetória literária e promoveu um debate sobre suas produções poéticas que foram lidas, recitadas e expostas no mural da escola. Além disso, os alunos também partilharam músicas, poemas de sua autoria e de outros autores, como também dividiram entre si um delicioso lanche oferecido pelos mesmos. O projeto concretizou-se numa manhã de aprendizagem, encantamento e diversão.



Nenhum comentário: