terça-feira, 14 de abril de 2015

Projeto Robótica


Gravação de matéria para o "Programa Diga Aí" da Inter TV Cabugi com os alunos e a monitora Thais Milla do projeto de robótica uma parceria com a Universidade Federal Rural do Semi Árido. O objetivo é falar da experiência Robô x Sala de Aula e como funciona esse projeto em nossa escola! 

Campanha da Fraternidade 2015

Na ultima quarta feira 01/04, a E. M. Senador Duarte Filho, realizou o evento de encerramento da campanha da fraternidade 2015, como ocorre todos os anos em nossa instituição.


Como o Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade e com o Lema: Eu vim para servir, a campanha da fraternidade 2015 emocionou a todos na escola e como todos os anos houve a participação de alunos e docentes para que o evento saísse da melhor forma possível. 

Entre comemorações e muita felicidade, o Professor Pedro Mendes aproveitou o momento da reflexão da palavra e se despediu da instituição por motivos maiores (o mesmo se aposentou na ultima segunda feira). Foram quase 30 anos de experiência e amor dedicados ao trabalho que o mesmo exercia e no final ainda houve um bingo em prol da semana do estudante. 

Escola Municipal Senador Duarte Filho, a 40 anos formando gerações - Uma Escola que Constrói.



I Feira de Ideias



E de repente respiramos poesia...


No encerramento do mês da poesia nossa homenagem a uma grande escritora que faz parte da nossa escola e nos enche de orgulho.Josselene Marques obrigada por tudo!

CAFÉ POÉTICO


A poesia é uma riquíssima forma de expressão, carregada de uma linguagem repleta de beleza e sentimento, que provoca nos leitores uma vontade de ler e produzir poemas. Para, então, celebrar o Dia da Poesia, o qual é comemorado em 14 de março, a Escola Senador Duarte Filho convocou os professores a realizarem em suas aulas, atividades que envolvessem o gênero.

             
Os professores Selênia Holanda e Alexandre Alves, das disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia respectivamente, abordaram a importância do assunto, a estruturação do poema e suas múltiplas linguagens, como forma de sensibilizar os alunos. Em seguida, estes foram orientados a pensar em palavras que considerassem furiosas, calmas, estranhas, tristes, amorosas, engraçadas, etc..  Tendo em mãos as palavras escolhidas, os alunos as transformaram em frases, as quais foram recortadas e colocadas em um envelope e num segundo momento, em dupla, receberam algumas frases já misturadas e foram provocados a construir com estas um poema. O resultado foi excelente e para fechar a atividade realizou-se um Café Poético.

              
Durante o Café Poético, as turmas dos 9º anos A e B participaram de uma roda de conversa com a poetisa mossoroense Josselene Marques, que lhes apresentou sua trajetória literária e promoveu um debate sobre suas produções poéticas que foram lidas, recitadas e expostas no mural da escola. Além disso, os alunos também partilharam músicas, poemas de sua autoria e de outros autores, como também dividiram entre si um delicioso lanche oferecido pelos mesmos. O projeto concretizou-se numa manhã de aprendizagem, encantamento e diversão.



PROJETO HORTA NA ESCOLA: PREPARAÇÃO DO SOLO

Na manhã de hoje (23/03/2015), a profª Suyane Carvalho levou seus alunos do 6º ano até a horta da escola. Lá fizeram a limpeza e a preparação do solo.

Dia Internacional da Mulher

A mulher é um assunto sempre presente em sala de aula, sua luta, conquistas, desafios e perspectivas constituem-se experiências a serem partilhadas por todos. Assim, para comemorar o Dia Internacional da mulher, cuja homenagem é no dia 08 de março, a Escola Senador Duarte Filho motivou os professores a realizarem em suas aulas, atividades que envolvessem o assunto.

        A professora Selênia Holanda, da disciplina de Língua Portuguesa, sensibilizou os alunos para desenvolver a atividade tomando como base a técnica do mapa mental que consistia em elencar o maior número de palavras que se referissem à Mulher, a partir daí, eles foram orientados a construir versos utilizando os vocábulos expostos e depois desafiados a produzir com estas um poema. O resultado foi excelente e para finalizar a atividade os poemas foram expostos em um mural em sala de aula e também foram recitados no dia da poesia.

1ª Reunião de Pais e Responsáveis e Conselho /Escolar


A Diretoria de Acesso Discente e Docente da E. M. Senador Duarte Filho, realizou nesta quinta feira, 19, a primeira reunião de pais e responsáveis por aqueles que são o motivo de estarmos todos os dias felizes e nos faz acreditar que a educação é a única ferramenta que precisamos todos os dias.

Entre uma pauta e outra, algo nos chamou bastante atenção: "O Acompanhamento da Família na Escola", e um pai, o seu Tomaz, que está presente em todas as reuniões, pediu o microfone e deixou um recado que todos os pais precisam saber. Assista e reflita no link abaixo, vale a pena!

Projeto Escola em Cena

Entrega de certificação de participação da escola no Projeto Escola em Cena com a peça "O Chapéu que mamãe fez", pela Cia. A Máscara.Projeto realizado no ano de 2014.

Semana Municipal em Defesa do Combate a Dengue.




Combater a dengue é uma tarefa simples. Mas, justamente por isso, acaba caindo no esquecimento, o que tem feito com que milhares de pessoas ainda sofram com ela a cada ano. Os professores da Escola Municipal Senador Duarte Filho estão trabalhando para mudar essa realidade na escola e em nossa cidade, através de orientações aos alunos do que é a dengue, como o mosquito se reproduz, os sintomas da doença e, principalmente, o que fazer para combatê-la. 



Dentre as atividades, estão sendo expostos na escola, cartazes de instruções ao combate do mosquito, conscientização e sensibilização pessoal e ainda discutindo sobre como levar esse conhecimento para a comunidade. Atividades desenvolvidas pelos professores e alunos da escola durante esta semana. Recebemos também a visita de profissionais da saúde para ministrar palestras e realizar rodas de conversa com os alunos.

I DUARTE FOLIA


Comemorar o Carnaval tem um significado todo especial no Brasil. A escola aproveita a ocasião para dar a conhecer a origem e as características desta manifestação cultural.
Na manhã de hoje, nossos alunos tiveram a oportunidade de identificar e interpretar músicas de Carnaval, cantar e dançar marchinhas e outros ritmos, participar de concursos e, assim, divertir-se, juntamente com seus colegas e toda a equipe desta escola, resgatando as tradições.